F O Baú Errante: Maldita ineficiência

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segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Maldita ineficiência

A cada dia me impressiona mais a ineficiência do atendimento das operadores de telefonia, em especial. Não tem uma vez sequer que dá pra ficar satisfeita com o resultado. Eles te deixam minutos a fio esperando, pra realizar um procedimento absolutamente simples, isso quando não te deixam em meio a transferências de atendentes ou a ligação cai.
Eu não entendo como eles têm a capacidade de conseguir contratar um bando de incompetentes burros, ter um sistema absolutamente burocrático e ineficiente, sendo que é para atender àqueles que estão PAGANDO pelo serviço.

Semana passada fui ligar pra TIM para assianr um pacote de SMS: na primeira vez não me atenderam depois de ficar esperando, daí na segunda fui atendida e começaram a fazer o processo, e de repente me transferiram pro departamento de planos empresariais! (what the hell?) Depois de falar que o meu não era aquilo, fui transferida pro lugar certo e depois de 20 minutos esperando para a nova operadora simplesmente assinar o pacote, eu desliguei sem querer e desisti. Quando liguei no dia seguinte, me disseram que eu havia assinado o negócio, mas eu deveria esperar até 72 horas pela mensagem que confirmaria a ativação.
Mais de 3 dias se passam e... nada. Lá vou eu com toda a paciência ligar lá para ver o que aconteceu. Duas vezes fico minutos ouvindo a musiquinha e nada de alguém atender. Na terceira atendem. Explico o problema e a moça depois de pedir o número vai conferir e me deixa no mudo, ou seja, eu sequer consigo falar com ela, nem saber o que acontece. De tempos em tempos ela desativa o mudo apenas para falar: "mais um momento...". Ok, uns 5 minutos e ela pergunta: "O seu plano é conta fixa, né?", ao que eu respondo "Não, é pós pago, é...". Mudo. Em alguns minutos outra mulher atende, ao que eu informo que já estava falando com outra pessoa sobre o meu problema, e ela me diz: "Te transferiram para o setor de pré-pago" "Mas o meu é pós-pago" "Ah, então eu não consigo obter nenhuma informação sua. A senhora gostaria que eu te transferisse para o setor do pós-pago?" "Sim, por favor. (é ÓBVIO, né? Por que me transferiram pra essa merda!?)"
Vamos lá para a terceira atendente, para a qual eu informo que é a terceira pessoa com quem eu falo e explico o problema mais uma vez. Depois de mais alguns minutos de espera, lá vem a pergunta: "O seu telefone é conta-fixa, né?" "Não, é Infinity..." "Ah tá.". Mais espera. E de repente lá vem a música de transferência de novo #$@%$*@#%@ E eu espero, espero... espero... e nada. Aí eu fico puta e desligo depois de ver que foram malditos 25 minutos nessa droga e não resolveram o meu problema!

E mais uma vez eu fico absolutamente revoltada com o descaso desses call centers de operadoras de telefone. Digo isso, porque fiquei semana passada, e há alguns meses atrás tive situações até piores. É impressionante como essas grandes empresas nos tratam. Nós pagamos pelo serviço, e não fosse por nós eles iriam à falência, mas como cada um sozinho não representa quase nada, parece que eles fazem questão em nos atender especialmente mal e não resolver o problema. Economia de dinheiro? Talvez... Mas na verdade eles devem gastar um bom tanto pra manter TANTOS funcionários que não fazem droga nenhuma. E qual é a do sistema que eles usam? Pra checar uma informação vão loooongos minutos! E ainda olham errado! Cada vez mais somos abusados por essas big empresas que se acham donas de mundo (e infelizmente de fato acabam sendo) e não tem a menor responsabilidade com o consumidor.
É, o mundo não tem salvação com esse sistema, e enquanto ele vigorar continuaremos sofrendo as consequências do "dinheiro sempre em primeiro lugar".

No dia seguinte a que escrevi o post tentei mais uma vez e estou adicionando aqui. Resultado: finalmente uma mulher conseguiu em 2 minutos o que 5 pessoas não conseguiram em 25.

2 comentários:

  1. É por isso que eu não tenho pena de atendente de call center. Quando eu preciso resolver um problema, preciso gritar, me estressar, xingar... Sem contar que temos de aguentar aquele "vamos estar transferindo", "vamos estar registrando"... ¬¬
    Por isso que quando recebo ligação de telemarketing eu sou bem estúpida. Ou, quando tenho tempo, eu sacaneio "qual seu nome? um momento...", "qual é o produto? ah, um momento...", "qual o preço? só mais um momento, vou estar verificando meu orçamento"... "a informação que tenho é que não vamos estar podendo alterar o plano".
    O lance é não desanimar. Procon, Anatel, tem que correr atrás. Só cliente exigente (e chato, insistente) consegue ser respeitado.
    Beeijo!

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  2. É, hoje em dia eu tenho certeza que eles fazem toda essa enrolaçao justamente pra nós criarmos preguiça de ligar lá pra resolver um problema desses e assim eles saem lucrando!Você acha que alguem iria perder uma tarde pra resolver um problema desses?Não vale o custo beneficio,dependendo da sua profissão, mais vale trabalhar a resolver essas coisas. E eles continuam ganhando mais por isso.É uma jogada esperta deles.Mas infelismente não tem muito o que fazer.
    Só espero não ter que passar por isso.

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