F O Baú Errante: Blog Action Day: Água

Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day: Água

Bom, descobri há pouco a existência do Blog Action Day, um dia em que é escolhido um tema sobre o qual ser falado por todos os blogueiros que resolverem participar, por isso o meu post vai acabar saindo nos primeiros minutos do dia 16 hehe.

O tema escolhido dessa vez é Água. Por que a Água? Porque é um bem essencial para a vida; leve-se em conta que foi ela que criou condições para o aparecimento do primeiro ser vivo, e até hoje continua nos proporcionando a continuidade da vida. Só que pelo fato de água ser algo tão acessível e comum para nós, esquecemos de sua importância e, principalmente, de que ela pode vir a ser escassa.

É claro que, com água potável saindo de filtros e galões de água mineral e água limpa saindo de todas as torneiras de casa, é difícil imaginar que grande parte da população mundial não tem acesso a água de mínima qualidade para seu consumo, e a tendência é que a situação se agrave. De acordo com dados oficiais da ONU, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem desse mal, o que corresponde a quase 20% da população. E as previsões são alarmantes: em 2025, a 2/3 do mundo poderá faltar água limpa, e em 2050, a porcentagem subiria para 75%.

É por essas e outras que deveríamos, cada vez mais, tomar mais cuidado com os nossos gastos de recursos naturais como a água. Além do bê-a-bá do não-desperdício (fechar torneiras quando não em uso, não tomar banhos demorados, verificar vazamentos...), devemos atentar ao consumo de todas as outras coisas de nosso dia-a-dia. Para a produção de alimentos, papel, plástico e todos os outros produtos, consome-se muita água também. Portanto, procurar informar-se sobre esses dados e evitar o consumo exacerbado ajuda consideravelmente para evitar um desperdício de água inclusive maior do que aquele que podemos observar com os próprios olhos.


O vídeo do Blog Action Day completa o assunto:

4 comentários:

  1. Adorei seu post, Aline! Bem lembrado, os produtos e alimentos que consumimos também gastam muita água. Praquele papel A4 ficar branquinho, aiaiai...
    Tomara que as pessoas tenham logo mais consciência de seus atos, para poderem melhorar o lugar onde vivem e para poderem exigir políticas públicas compatíves com um estilo de vida menos 'ecoinimigo'.

    Excelente domingo pra ti, beijão!

    ResponderExcluir
  2. não sabia nem que isso existia, me sinto muito alienada.
    é vc quem deveria ir para o one young world aline, não eu 9_6 se eu for convidada esse ano novamente e puder chamar alguém, juro que te chamo pra ir!


    pouts, comentei no post passado, não sei se foi, não sei se não.. enfim.
    qualquer coisa está aí embaixo.

    "sei que vai parecer idiota, mas eu processaria :/
    estou processando a OI, e parte do motivo é esse mesmo, ineficiência quando vc tem um problema e vai lá ligar pra pedir ajuda. IMPOSSÍVEL resolver qualquer coisa relevante ligando pra eles, só responderam quando contatei o procon (e responderam mal). tratam o consumidor como lixo, a única maneira de ser ouvido e conseguir resolver as coisas é entrando na justiça, mesmo - mas é preciso ter uma paciência pra isso também..."

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci no dia mundial da água sabia!? Pode fala, ta morrendo de inveja!
    SAUHSuaShAUShauSa

    Rahme

    ResponderExcluir
  4. Preços mais altos para diminuir o desperdício e financiar melhorias no sistema de distribuição é a idéia defendida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico como uma das respostas para lidar com a escassez do recurso

    Questões como a necessidade de aprimorar a eficiência no uso, tratamento e distribuição são discutidas diariamente ao redor do mundo, porém o fato é que um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável segundo dados oficiais da ONU.

    Atualmente, existe um movimento de especialistas para que a cobrança sobre o uso da água aumente como uma forma de arrecadar dinheiro para lidar com o problema. Em Washington, por exemplo, há um plano de dobrar o preço da água ao longo dos próximos cinco anos para ajudar a cidade a restaurar os encanamentos que já têm 76 anos de idade.

    De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que acaba de publicar três relatórios sobre a questão, colocar o preço certo sobre a água incentivará as pessoas a desperdiçar e poluir menos e investir mais em infra-estrutura.

    Em muitos países, tarifas já são aplicadas sobre o uso da água, tendo aumentado principalmente em conjunto com os investimentos em sistemas de tratamento de efluentes mais adequados ambientalmente. Os preços variam bastante, sendo que uma banheira cheia pode custar dez vezes mais na Dinamarca e Escócia do que no México, mostra o relatório Pricing Water Resources and Water and Sanitation Services.

    O desafio, segundo a OCDE, é equilibrar objetivos financeiros, ambientais e sociais nas políticas de precificação da água.

    Setores

    Atualmente a agricultura utiliza mais água do que as residências e indústrias juntas, cerca de 70% do consumo global de água potável. O relatório Sustainable Management of Water Resources in Agriculture demonstra que apesar deste uso ter diminuído em alguns países, principalmente no leste europeu, alguns países da OCDE, como Grécia, Coréia, Nova Zelândia e Turquia registraram grandes aumentos desde a década de 1990.

    Em 2050, as projeções indicam que o consumo de água direcionado à produção agrícola para alimentar a crescente população mundial deve dobrar. O relatório sugere que os agricultores paguem não apenas os custos operacionais e de manutenção da água, mas também parte dos custos da infra-estrutura. É citado o exemplo da Austrália, que conseguiu cortar a água para irrigação pela metade sem perdas na produção.

    Financiamento

    O relatório Innovative Financing Mechanisms for the Water Sector examina maneiras de atrair novos recursos financeiros para fortalecer investimentos nos serviços de água e saneamento. Por exemplo, o estado indiano de Tamil Nadu melhorou o acesso ao mercado de pequenas usinas de resíduos ao juntar os projetos de água e saneamento em pacotes de investimento e combinar diferentes fontes de capital para financiar os pacotes. Isto reduz o risco de inadimplência, aumenta o volume financeiro e corta custos transacionais.

    Outros mecanismos financeiros inovadores que têm sido implantados com sucesso incluem a mescla de subvenções e financiamentos reembolsáveis e micro-financimento.
    Por Fernanda B Muller, da Carbono Brasil

    achei interessante! me diz oq acha!
    bru

    ResponderExcluir