A cada dia minha paciência esvai-se como em uma ampulheta em que resta pouca areia no topo. A cada situação, é como se mais um grito se fizesse ouvir dentre todos os outros insatisfeitos nesse mundo. Porque, como se não bastasse a injustiça e a devastação devido a esse sistema de merda que é o capitalismo, ainda temos que aturar a sua mediocridade e incrível incompetência em fazer o que se propõe, minimamente, a fazer.
Por que o capitalismo é um sistema de merda? Por todos os motivos que já sabemos e não cansamos de repetir: desigualdade social, milhões de pessoas passam fome, enquanto alguns se esbanjam com refeições de R$100, milhões ganham menos de U$1 por dia, enquanto 1 ganha milhões por mês; a devastação ambiental segue, em grande parte, impune, já tendo destruído milhões de hectares de florestas e poluído outros milhares de rios, além de intoxicar o ar que respiramos; as pessoas devem seguir padrões estéticos, comportamentais estabelecidos por uma mídia controladora; nossa saúde está definhando, devido aos padrões alimentares impostos pela hegemonia ocidental. E, por último (não verdadeiramente, pois há muitos outros motivos), o dinheiro está acima das pessoas.
O dinheiro importa às pessoas mais que elas mesmas. O dinheiro é mais importante pras pessoas do que suas saúdes, seus amigos, suas famílias, suas alegrias, suas tristezas. E por quê? Porque as empresas querem ganhar dinheiro, e pra isso, você precisa consumir, e pra consumir, você precisa ganhar dinheiro. Quando trabalhamos, ganhamos dinheiro por prestar um serviço a uma empresa. E quando gastamos, gastamos dinheiro, comprando o serviço de uma empresa.
E por que esse sistema é incrivelmente incompetente? Porque, tudo bem, já aceitamos que precisamos trabalhar pra ter dinheiro e girar esse sistema de merda, e já aceitamos todas as injustiças e todos os prejuízos do capitalismo a nós mesmos, mas, ALÉM DISSO, eles conseguem falhar em fazer a única coisa que se propõe a fazer: nos vender produtos e serviços. Tudo bem, a gente não liga que nossos celulares durem apenas 2 anos, que os computadores durem 3, que uma geladeira dure 5. Mas, por favor, não nos faça ter que ligar e reclamar de um problema ANTES do produto chegar às nossas casas. Por favor, AO MENOS, entregue o produto certo e funcionando a nós.
Hoje em dia os call centers estão bombando. Não se faz mais nada pessoalmente. Como se o capitalismo já não tirasse todo o nosso tempo, ainda temos que ter o tempo de ligar para reclamar. Por exemplo, comprei um armário há cerca de 5 meses. Até hoje estou sem uma gaveta, porque faltou uma peça. Quantas vezes já liguei lá: quase 10. É claro que já tomaram providências: me mandaram mais peças erradas. E é claro que eles sempre falam que vão te ligar de volta. Nunca ligam. O pior é que os idiotas perdem dinheiro tendo que me mandar de novo, e eu perco meu tempo, paciência e direito ao que comprei. Ou seja: incompetência.
Quantos desses problemas temos que aguentar? De repente sua internet não funciona, o produto que você comprou não tem no estoque, vem com defeito, quebrado... E temos que ligar, esperar, ligar... Procon? Daqui uns meses resolvem seu problema. E quem tem tempo, paciência pra lidar com tudo isso? Talvez seja só mais uma estratégia deles, apesar de eu só conseguir enxergar a incompetência e não ganhos. No fim, talvez valha mais a pena para eles diminuir os custos com serviços precários e pagar a mais pelo aumento de problemas, do que oferecer um serviço de qualidade. Porque, se você for pensar, eles não te pagam pelo seu tempo sem o produto e nem pelo tempo perdido.
É, muito obrigada, capitalismo.
É, muito obrigada, capitalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário