Outro dia, em mais um treino de kung fu, reparei em algo bem usual e parei para refletir sobre. É engraçado como a maioria das pessoas procura um lugar atrás dos demais, o mais longe possível do espelho e da vista de todos que os outros no treino. Imagine você que, normalmente, são por volta de 40 pessoas na aula, divididas em 8 colunas de 5 pessoas. E ao ínicio, por ordem de graduação, as pessoas vão se posicionando, de forma a atender à ordem e, quando possível, à sua vontade. E não é que o infortunado que tiver que ir à frente, acaba oferecendo seu lugar ao de trás, que recusa, ou se é um pouco mais ousado ou indiferente, aceita a troca sem hesitar. Mas, o que me intrigou foi o esforço de alguns - e, muitas vezes, inclusive o meu - para se manter atrás, recatos e à vista de poucos. Vergonha? Timidez? Insegurança? Provavelmente tudo isso. E após um minuto de reflexão - não tive mais tempo, pois o treino já começava - minhas conclusões me levaram a desprezar esses sentimentos, mesmo os sentindo na pele.
Por que as pessoas sentem vergonha de estar na frente de outras, sendo vistas, observadas? Uma justificativa é a insegurança. O medo de errar na frente de outras pessoas, de ser julgada e caçoada. Mas errar é humano. Todos erram e todos têm esse direito. Se o problema é a incapacidade de realizar ou aprender alguma atividade, a única maneira de superar isso é tentando, arriscando, treinando, e, nesse processo, nada mais natural que errar. Aliás, devem ser aproveitadas as oportunidades que temos de aprender com os erros, pois haverá situações em que os erros não serão mais admissivéis.
Para os mais preguiçosos e distraídos a vergonha se dá pelo receio de ser pego em seu relaxo, na sua falta de esforço na realização de determinada atividade, falta de vontade, de garra, de determinação. Por segurança preferem ter outros à frente para que possam copiar deles caso esqueçam alguma coisa ou não tenham prestado atenção. Sobre esses me pergunto o que estão fazendo, por exemplo, em um treino de Kung Fu, se não estão lá de livre e espontânea vontade, com energia e vontade de treinar.
Já os tímidos podem se subestimar achando que não são bons o suficiente para estar na frente, ou ter medo da opinião alheia sobre eles. Se não são realmente bons, é uma ótima hora para se dedicar mais e melhorar. Mas se são, devem deixar de se subestimar e perceber seu real potencial e valor, e estar bem consigo mesmo, não deixando que o julgamento dos outros o incomode.
A minha opinião é que não devemos nos esconder nas sombras dos outros. Não devemos ser sempre o coadjuvante. Devemos fazer nossas decisões e lutar por nossos objetivos com garra, determinação e persistência, sem se deixar perder no caminho por medo, preconceitos, insegurança. Não devemos nos intimidar diante de pessoas maiores ou melhores e mais dedicadas que nós, mas sim seguir o exemplo e a dedicação para que possamos crescer e sermos melhores a cada dia, ousando e arriscando por realizações cada vez maiores, seja no kung fu, na escola, no trabalho, ou em qualquer aspecto de nossas vidas.
Somos macacos amaldiçoados com consciência, fato!
ResponderExcluirEssa consciência, ao mesmo tempo que nos traz muitas qualidades como deveres, obrigações, civilidade, respeito e educação; nos traz muitas coisas negativas.
As pessoas se comparam com outras, por essa mesma consciência, pensam sempre que como não são bons suficientes não merecem estar ali. Errado!
Concordo plenamente com vc, não devemos nos render a qualquer devaneio de nossas mentes, nossos pensamentos são traidores e eles sempre nos enganam, deixar que uma oportunidade passe por mera desconfiança em si próprio ou vergonha só trará um resultado: fracasso!
Sempre tomei como base suas frases: tentar e errar, um consequência do outro e vice-versa!
Nossaaa É mesmooo
ResponderExcluirTodos fazem isso!!!Eu tbm(obs)sahusha
Very Good
antes eu era assim - sempre me sentava atrás...
ResponderExcluirhoje eu ainda faço isso, mas só durante o "período de observação", quando entro em algum lugar novo. fico atrás para observar os outros, avaliar a situação, ver qual seria o melhor lugar para ficar no futuro...
e aí, na visita seguinte, acabo indo para frente.
gostei muito do post, é muito motivador, e tive até um momento breve de dejà vu enquanto lia... rs
Acho que os tímidos não ficam na frente porque se incomodam com qualquer olhar sobre eles, não querem chamar atenção para si mesmos, eles se sentem constrangidos. =(
ResponderExcluirEssa situação que você descreveu me lembra academia... eu não ficaria na frente porque ia ficar com a sensação de que tá todo mundo olhando pra minha bunda HAHAHA!
Em outras situações, como sala de aula, palestras, eu não me acanho, não, sento lá na frente. Tem professor que fala baixo, escreve pequeno, tem grupinho que fica de papo na maior cara de pau, então é melhor ficar na frente, fica mais fácil pra prestar atenção.
Muito boa sua observação! ;D
Um beijão!