F O Baú Errante: Cinema: Holmes e New York

Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cinema: Holmes e New York

Esse fim de semana assisti a dois filmes no cinema: Sherlock Holmes e Nova Iorque, Eu te amo.

Sherlock Holmes foi bem como eu esperava, logo que vi o cartaz e o trailer; e da mesma forma foi meu pensamento logo ao sair do cinema: "bem legal, mas não precisava se chamar Sherlock Holmes." Não sou, nem fui, leitora assídua de Arthur Conan Doyle, mas li o suficiente pra que não conseguisse vincular o Sherlock dos livros com o que eu via na tela, devido às disparidades. A começar pela aparência, que foge daquele perfil padrão que a grande maioria tem na cabeça, inclusive eu, com o chapeuzinho, cachimbo... Depois a personalidade; achei o Sherlock do filme muito descontrolado e desorganizado. Mas, em geral, vale a pena assistir, o filme é bem divertido, a história é interessantezinha, lembra Anjos e Demônios, bastante ação, os atores estão bem, e o Watson faz um papel muito bom.

Bem diferente do estilo comercial de Sherlock Holmes, Nova York, Eu te amo, é um filme tipo cult, gênero romance e drama, que conta 12 histórias diferentes (com diretores diferentes), a princípio, sobre o amor. Eu diria que são, na verdade, sobre relacionamentos entre pessoas em geral. As histórias são às vezes quebradas pelas outras, não se sabe quando uma acaba e outra começa, às vezes elas se cruzam... Um pouco confuso. Logicamente elas se passam em Nova Iorque, e exploram o caráter multicultural da cidade, direta e indiretamente, o que me fez até ter vontade de passar um tempo por lá, mesmo não gostando muito de cidades grandes. Nem todas as histórias (ou nenhuma) têm um conflito muito explícito, por isso focam nos sentimentos e emoções das personagens. É um filme interessante e eu recomendo aos que não procuram um filme comum e clichê com final feliz.

3 comentários:

  1. pois, sherlock holmes é tipo o inglês afetado, cheio de neuras e regras de educação, que diz coisas como "elementar, meu caro Watson" (que o "holmes" do filme não disse nenhuma vez, btw)...

    simplesmente criaram um novo detetive e colocaram o nome de sherlock holmes só pra... bem, sei lá .-. fazer as pessoas ficarem com vontade de ver sherlock.. enfim.


    "Nova York, Eu te amo" nunca tinha ouvido nem falar D: é tp "as horas"? doze histórias parecem um pouco demais para um único filme!

    ResponderExcluir
  2. Quero assistir os dois tambem! vi o trailer do New York, I love you hoje no youtube, por acaso, sem saber que ele ja esta nos cinemas! voce conhece o meu gosto para filmes... meio particular. Acho que eu vou gostar desse! assiste aquele que eu te falei, die Welle! adorei o blog, estou me atualizando ainda nos seus comentarios!

    ResponderExcluir
  3. "Nova Iorque..." eu não tenho muita vontade de assistir, pesquisei algumas sinopses e não gostei. Agora, Sherlock Holmes, coooom certeza eu vou assistir. Não é nem pelo livro, mas pelo Robert Downey Jr, hehe *baba* Eu gosto muito dos trabalhos dele como ator (como músico tenho lá minhas dúvidas, rs).
    Eu concordo, porém, que o Holmes do Guy Ritchie não tem nada a ver com o livro... já nos trailers eu fiquei pensando "uai, eu não lembro do Sherlock Holmes tão foguentinho assim" xD

    Já viu "guerra ao terror"? Não sei se você curte... eu assisti ontem e achei bem interessante, não é só sobre guerra, foca muito mais nos soldados, sabe? Bem, eu ainda estou digerindo o filme, relembrando algumas passagens, mas eu gostei bastante. Acho que consegue levar um ou dois Oscars, vale a pena.

    Beijinho ;)

    ResponderExcluir